O jantar ontem foi uma frittata! Uma nova descoberta minha, demorou de mais para eu incluir esta comida maravilhosa no meu cardápio… É bonito, gostoso, rapido, facil, saudável e sem carboidratos, com ingredientes tudo natural. Não posso pedir muito mais.
Fritatta realmente é uma das coisas mais simples que você pode tentar fazer na cozinha. E você faz com o que você tem no refrigerador. É como um omelete, mas todos os ingredientes são misturados com os ovos e depois a frittata é preparada no forno. Popular em varias países no sul da Europa, mas a maioria falaria que origem é Italia. Um pais com muitas variacões culinarias e muitas provas que comida gostosa não precisa ser complicada… Se você tem matéria prima boa, você não precica adicionar magica, só amor 🙂
As variacões potenciais de frittata são infinitas. Pode adicionar varios queijos, pode fazer com cogumelos, ou por que não incluir espinafre ou talvez carne moida, e não esquese as ervas frescas. Eu usei abobrinha, tomate cereja, cebola roxa, parmesão e uma mistura de manjericão com hortelã. Sim, hortelã mesmo, ficou super fresquinho. Me inspirei neste show de “Avec Eric”, onde ele fez uma frittata de abobrinha, parmesão e menta no um forninho torrador.
A receita em baixo tem sugestões de quantidades, mas use sua intuição e próprio gosto. E experimenta com outros sabores também. Depois vocês me contam se descobriram uma nova coisa ou combinação gostosa…
1-2 pessoas
- 2 ovos (prefere orgânico , sem hormônios)
- 60 mm abobrinha
- 7-15 tomate cereja (dependo do tamanho)
- 1/4 cebola roxa pequena
- 3 colheres de sopa de parmesão ralado
- uma mistura de manjericão e hortelã fresco (eu usei mais ou menos 3 folhas de hortelã e 6 de manjericão, versão folha pequena)
- sal e pimenta do reino
- pitadinha de azeite
- manteiga para forrar a forma
- Bate os ovos, só para a gema e clara se misturarem bem, e adicione um pouco de sal.
- Corte a abobrinha em palitos bem bem finos (para ter tempo de ser cozidos no forno depois), e misture com pimenta do reino, sal e um pouco de azeite la na tábua de cortar mesmo.
- Pique a cebola, rala a parmesão, corte as tomates em meias e corte as ervas meio grosso (só para soltar o sabor)
- Misture tudo e coloque numa forma pequena que você já forrou com manteiga para a frittata não grudar nos lados.
- Coloque no forno em 200 graus por ~10 minutos, até ficar cozido mas sem ficar duro/seco de mais. Os últimos 5 minutos pode ligar o grill em cima, se seu formo tem, para dar mais um pouco de cor.
- Pronto!
- Serve com uma salada (ou nada).
Maria, adoro especialmente esta receita a única diferença é que utilizo o gruyere ao invés do parmesão e salsinha no lugar da hortelã e manjericão: abobrinha+gruyere = combinação perfeita
Legal Marcos! Também gosto muito de gruyere 🙂
Seu site é viciante! Todo dia quero fazer uma receita nova. Hoje fiz essa fritada e ficou uma delícia. Parabéns.
Obrigada Mara, que legal que você está gostando 🙂 Um beijão