Brigadeiros sem leite condensado e sem açucar! Primeiro falhei, depois acertei!

OK, isso foi um o teste verdadeiro. Será que da para fazer brigadeiros sem leite condensado ou açucar? Antes de começar eu estava com dúvidas, não sabia se ficaria mais grosso sem estes ingredientes, sempre pensei que é o açucar que faz o brigadeiro ficar mais duro quando ferver… Mais dúvida ainda eu tinha com meus habilidades de saber o ponto certo. Já tentei fazer brigadeiro varias vezes e nunca acertei o ponto, sempre ficou duro de mais… Será que você precisa nascer no Brasil para ter este intuição? Como o ritmo do samba 🙂

Mas como saber sem experimentar. Juntei creme de leite, adoçante natural, cacau e manteiga e levei a ferver. Fervi e fervi e fiquei feliz quando vi que a massa estava ficando mais grossa e começou soltar o fundo da panela, exatamente como um brigadeiro normal faz. Só que demorou um pouco mais tempo… e eu não tinha certeza se foi suficiente e deixei ferver um pouco mais e PUFF! a massa se separou, gordura e cacau&proteína pararam ser misturados… Coisa química, eu acho. De novo eu tinha passado o ponto, mas com outro resultado que com leite condensado. Mas não quis desistir, agora que já tinha visto que a massa ficaria mais grosso, portanto deveria funcionar!

Fiz de novo mas chamei a minha sogra para contribuir com esta intuição brasileira. É… esta vez funcionou! Jippie! Deixei esfriar no refrigerador e hoje eu fiz as bolinhas, cobertas em nozes, pistache, avelá, amendoa e coco. Embora a textura ficar um pouco diferente, mais como manteiga/trufa que um brigadeiro tradicional, estas bolinhas são os melhores substitutos de brigadeiro que eu vi. Eles derretem na boca!

~12 brigadeiros (tamanho medio)

  • 1 copo de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açucar
  • 2 colher de sopa de erythritol (adoçante natural). Acho que da para trocar para outro adoçante (por exemplo Stevia), mas precisa ajustar o volume, cada adoçante tem potencia diferente…
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  1. Misture tudo
  2. Leva a ferver numa panela com fundo grosso
  3. Ferve por 6-10 minutos, depende do seu fogão e panela, até soltar do fundo. Exatamente como um brigadeiro tradicional.
  4. Deixe esfriar no refrigerador.
  5. Pica nozes, avelã, amendoas e/ou pistache, e/ou use coco ralado.
  6. Forma bolinhas e rola nas coberturas diferentes.
  7. Coloque em formas de brigadeiro e volta para refrigerador. Tire 5-10 minutos antes de servir.

27 Respostas para “Brigadeiros sem leite condensado e sem açucar! Primeiro falhei, depois acertei!

  1. Inacreditável! Nunca tinha pensado que o “ponto” era difícil rs adorei sua comparação com saber sambar … AMO BRIGADEIRO e faço desde minha adolescência, nem me lembro como aprendi… Não vejo a hora de provar essa versão. Parabéns!

    • Sim, não estou orgulhosa que depois 6 anos aqui eu ainda não estou acertando o ponto do brigadeiro e o ritmo do samba… Mas não desisti, vou chegar la! Até lá eu estou muito feliz de ter brasileiros simpaticos por volta que me ajudem. Obrigada a todos!

  2. Leite condensado (verdadeiro) é leite evaporado, porém as indústrias passaram a comerciá-lo com açúcar. O que você fez, foi evaporar a água do leite misturado antecipadamente com aditivos, ao invés de adicioná-los depois. Portanto continua sendo com leite condensado.

    • Oi Poliana! Aprendi uma nova coisa então, orbigada 🙂 Mas o que é importante neste post é que é sem leite condensado industrializado (este com açucar), por que é este que tem carboidratos. Creme de leite fresco tem muito pouco carboidratos. Beijos

  3. Maria, tentei fazer, mas a gordura e ficou separada. Tirei do fogo e adicionei um pouco mais de leite condensado e mexi. Ajudou, mas não ficou no ponto de brigadeiro, ficou mais parecido com ganache. Você pode me ajudar? Como faço se a massa separar da gordura?

    • Oi claudia! Hmm, eu ainda nao achei aqui no Brasil. Sempre compro no EUA ou na Suecia. MAs pode trocar para outro adoçante equivalendo a mesma quantidade em açucar (1 xicara de erythritol=1 xicara de açucar=? xicara de outro adoçante por que depende do tipo). Boa sorte!

  4. O cacau em pó tem 5g de carboidrato na medida de 20g (uma colher) será q substituindo por PIS ou Whey Protein sabor chocolate tb funciona? Preciso comer um chocolate to ficando doida já rs

    • Oi Sabrina! Não sei falar, não uso PIS nem Whey, prefiro ingredientes mais naturais. Mas isso é uma escolha pesoal. Mas se você divide esta receita por brigadeiro não vai tantos carboidratos por pedaço 🙂 pode comer um sem culpa… Entendo sua vontade de comer chcolate… estou doida por chocolate também 🙂 Beeeeiiiijos

  5. Estou entrando na dieta cetogênica…. quando derrepente acho esse arsenal de receitas… muito obrigadoooooo. A e fiz o brigadeiro… ( fiz brigadeiro de panela hehehe) muito grato , ficou uma delícia! !

    • Oi Luana! Creme de leite fresco e o creme de leite que você acha no refrigerador no supermercado, não o UHT (longa vida) de caixinha que você acha em temperatura ambiente. Fresco é normal para mim:-) mas sei que muitas pessoas não conheçem e normalmente usa o outro de longa vida. O de longa vida tem mais carbs e também muitos ingredientes artificiais (conservantes, estabilizantes, etc.). Portanto eu sempre recomendo o fresco:-) Beijos!

  6. Pingback: Tudo para a sua ceia de natal – Inspiração sem carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·

Deixe um comentário